A HISTÓRIA DA GRAVADORA DE ELTON JOHN ROCKET RECORDS

https://i0.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/en/5/5d/The_rocket_recording_company_logo.jpg

Retornando ao período do lançamento do compacto DANIEL, Elton John
tinha em mente a necessidade de controlar seus afazeres.

Com o fim de 1972 de seu contrato com a DICK JAMES MUSIC (Que seria
renovado logo a seguir) ele passou a dirigir seus esforços em
construir uma organização somente sua, que reunisse as maiores
qualidades das outras companhias de disco.

https://i0.wp.com/www.ptrob.com/beatles_DickJames.jpg
DICK JAMES

Por muitos anos Elton tinha sonhado em possuir seu próprio negócio,
seu próprio selo, então pensou unir o útil ao agradável e às suas
necessidades práticas, deixando-as em mãos de terceiros.
https://eltonjohnscorporation.files.wordpress.com/2011/06/screenhunter_01apr-2120-13.jpg?w=300

O inicio de tudo foi dado por JOHN REID, que se tornou seu
empresário. Elton conheceu JOHN REID aos 21 anos, quando estava
trabalhando na EMI como um empresário da MOTOWN, na Inglaterra. Elton
precisava, voltando a 1970, ter compactos divulgados e amigos
indicaram REID e DAVID CROCKER (que acabou trabalhando na ROCKET),
outro representante da EMI como pessoas de prestigio no mercado.

No começo de 1971 Elton procurou REID para se tornar seu empresário,
baseado no conhecimento e informações que obteve a seu respeito.
Reid, então, passou a se entrosar com DICK JAMES para gerenciarem de
forma comum , como um assistente, esperando pelo momento certo de
seguirem seus caminhos, de modo independente.

A idéia de ter sua própria gravadora surgiu com a gravação do álbum
HONKY CHATEAU e Reid rodou diversas companhias a fim de fundamentar
conhecimentos operacionais de uma empresa deste porte.
https://i1.wp.com/ecx.images-amazon.com/images/I/51ln6pdnF3L._SL500_AA300_.jpg
Elton, Reid e STEVE BROWN, discutiram a possibilidade para a gravação
e um LP de Davey Johnstone, sem terem ainda a idéia delineada de
fundação de uma gravadora, quando alguém sugeriu que eles poderiam
fundar um selo próprio.
https://i2.wp.com/eltonjohndocumento2.vilabol.uol.com.br/imagens5/steve_brown.gif
No inicio Elton ficou reservado, pois alguns artistas começaram a
lançar suas próprias gravadoras e as companhias para qual
originalmente iniciaram suas carreiras faziam pressão a fim de que
não prosseguissem com esse novo empreendimento, com ameaça de
cancelamento de contratos.

Elton, então, teve o bom senso de que a ROCKET deveria se estabilizar
por si mesma, antes de se lançar como artista na mesma.

PORQUE “ROCKET”?

“Tínhamos lançado”ROCKET MAN” e por isso foi muito natural, não
consegui imaginar outro nome a não ser esse, mas pensamos em outros
mas foram descartados”.

O inicio do projeto começou em seu aniversário em março de 73 com uma
festa no aterro THAMES, um dos maiores eventos do ano, com presenças
de CAT STEVENS, ROD STEWART (& THE FACES) PAUL SIMON, RINGO STARR,
NILSON e PATTI HARRISON.

Foram seis messes de duos planos sendo elaborados e um estúdio de
gravação da ROCKET RECORDS foi inaugurado na famosa WARDOUR STREET,
em Londres. Neste local uma antiga companhia se instalado e fechou,
anos antes.
https://i0.wp.com/www.45mania.it/etichette/rocket/logo.jpg
Na época a fundação da Companhia foi muito importante para sua
carreira, pois lhe deu STATUS e prestigio. Investimentos foram
fatores determinantes, mas a qualidade ARTÍSTICA, ainda mais. A nova
empresa deveria revelar novos astros e guiá-los em caminho sólido.
https://i2.wp.com/cdn3.iofferphoto.com/img/item/112/251/062/QPZO.jpg
Um dos primeiros artistas contratados foi MALDWIN POPE e depois KIKI
DEE, e o ressurgimento de um talento da década de50: NEIL SEDAKA, que
seria lançado nos Estados Unidos, enquanto KIKI DEE, na Inglaterra.
https://i2.wp.com/www.bbc.co.uk/radio1/johnpeel/images/artists/maldyn_pope.jpg
MALDWIN POPE
 https://i1.wp.com/www.clips.fm/images/artists/1567/kiki-dee_medium.jpg
Elton viu a ROCKET RECORDS como uma companhia que teria a credulidade
moderada, que iriam cultivar uma atmosfera de FAMILIA e ajudar seus
membros. Eventualmente lê pensou em ter seu nome associado nos
créditos dos lançamentos, mas preferiu não se envolver diretamente,
deixando a mesma a cargo de terceiros. A empresa é formada pela
sociedade de Elton John, Bernie Taupin, Gus Dudgeon, John Reid e
Steve Brown.

Elton realizou a ROCKET como um protesto pela maneira que as outras
empresas dirigiam seus interesses.

Com o passar dos anos ELTON encorajou-se e certamente se aproximaria
cada vez mais de sua empresa, como disse ao tablóide MELODY
MAKER: “Na verdade eu sou como a ASLYUM, por exemplo, (Uma empresa
norte-americana). Tudo da ASLYUM se aplica a mim, coloque um disco
deles e você ouvirá as mesmas harmonias e acústica.”
https://i0.wp.com/farm1.static.flickr.com/44/135073257_e42b2a932b.jpg
O que ele não percebeu foi que a ROCKET era uma versão similar ou uma
equivalência da idealística APPLE RECORDS, dos BEATLES, mas que no
final foi uma catástrofe.

Elton não pensou nos problemas que seriam gerados por esta filosofia.

O lançamento da Rocket nos Estados Unidos foi de igual proporção à
festa Inglesa. Uma festa que partiu do oeste direto para a UNIVERSAL
STUDIOS, em agosto daquele ano.

MCA RECORDS que era a empresa que distribuía seus álbuns nos Estados
Unidos, passou a distribuir o selo ROCKET no país.
https://i2.wp.com/images.45cat.com/stackridge-spin-round-the-room-rocket-records.jpg
Maiores investimentos foram aplicados para a construção do escritório
da empresa nos Estados Unidos. A Rocket não foi criada para ser uma
gravadora igual às outras e não realizava contratos de grandes
períodos ou contratava grandes estrelas. A idéia inicial era
providenciar o surgimento de novos nomes no cenário musical e
oferecer aos mesmos todo o suporte.

O primeiro lançamento do selo na Inglaterra foi KIKI DEE que havia
gravado algum tempo ante em outro selo e foi sucesso. Ela tinha
cantado com alguns artistas famosos como DUSTY SPRINGFIELD.

O lançamento na Rocket foi à canção “AMOURESE” que chegou em 20º
lugar nas paradas inglesas, e essa, segundo Elton, era a meta que
sonhavam ter conquistado. Quando KIKI DEE foi se apresentar em
Londres, toda a empresa foi assisti-la. Elton disse que como ela
estava sendo lançada, o show seria uma ótima promoção para seu
próximo disco. KIKI DEE chegou às paradas com uma balada, mas a
Rocket desejava ter canções mais ligadas ao Rock. Acharam que
AMOURESSE poderia lhe fazer o nome, mas que seria preferível outro
tipo de material para ela gravar, então escolheram.
https://i2.wp.com/images.uulyrics.com/cover/k/kiki-dee/album-amoureuse.jpg

“I´VE GOT THE MUSIC IN ME”, que foi um grandioso sucesso (NOTA: ESTA
FAIXA SE ENCONTRA NO COMPACTO DE DON´T GO BREAKING MY HEART DE 1976
QUE TEVE, ALÉM DA FAIXA PRINCIPAL, SORRY SEEMS TO BE THE HARDEST
WORD, “I´VE GOT THE MUSIC IN ME” INTERPRETADA SOMENTE POR KIKI DEE E
A CANÇÃO “SNOW QUEEN”.
https://i1.wp.com/www.discosvinil.com.br/produtos/1529alarge.jpg

Elton disse no NEW MUSICAL Express, outro tablóide Britânico: “Tudo
que demos a ela foi à possibilidade de fazer seu próprio trabalho,
pessoas como nós precisam disso”.

O primeiro LP lançado pela Rocket foi o de DAVEY JOHNSTONE, o
LONGDANCER (Um jovem grupo que Elton comparou cm seu próprio trabalho
no período de EMPTY SKY) e o cantor MIKE SILVER, mas nenhum desses
lançamentos foi sucesso.

Foi JOHN REID que trouxe KIKI DEE da MOTOWN em 1969 para EMI, desde
que havia voltado para Londres em 1965.

https://i2.wp.com/www.sanfranciscosentinel.com/wp-content/uploads/2007/06/neil-sadaka.JPG

O maior contrato viria logo a seguir. NEIL SEDAKA foi um dos maiores
ídolos de Elton desde criança e existe um pouco de seu estilo em seus
trabalhos, como CROCODILLE ROCK. Sedaka havia sumido nos anos 60 ,
indo para a Inglaterra em 1970, gravando com a banda “10CC” e outros
e se estabilizando como um artista contemporâneo. Algumas de suas
músicas haviam sido lançadas no Reio Unido, mas não nos Estados
Unidos, pois estava sem gravadora no país.

Elton o encorajou em 74 e insistiu que lançasse seu disco pela
ROCKET. Foi em uma noite de festa que Elton teve a idéia: “Essa idéia
brilhou como OURO”, ele disse.”Neil vende bem em qualquer lugar,
menos nos Estados Unidos, tudo que necessitamos é um distribuidor de
seus discos”. Elton estava certo.

SEDAKA foi sucesso nos EUA. Na Rocket fez grandes canções de
Rock´n´Roll como “I GO APE” e “breaking up is hard to do”, sucesso em
1975.
https://eltonjohnscorporation.files.wordpress.com/2011/06/sedaka27sback.jpg?w=300

O álbum “SEDAKA´S BACK” foi um grande sucesso, não apenas
restabelecendo SEDAKA, mas também o colocando em um posto nunca antes
visto. “LAUGTHER IN THE RAIN” foi umas das maiores canções do ano
e “THE IMIGRANT” não ficou atrás. Outras canções deste álbum foram
sucesso. “SOLITAIRE” foi regravada pelos CARPENTERS e “LOVE WILL KEEP
US TOGHETER” por CAPTAIN & TENNILE.

https://i1.wp.com/i90.photobucket.com/albums/k259/tlake_2006/NeilSedakaTheHungryYears.jpg
Seu segundo álbum lançado pela Rocket, “THE HUNGRY YEARS” foi de
igual sucesso e incluiu o sucesso ‘BAD BLOOD “na qual Elton John
participa.

Neil Sedaka, enfim, deu uma credencial para a ROCKET RECORDS como uma
grande empresa. Outra boa adição foi a de HUDSON BROTHERS, que
ajudaram a realizar o primeiro álbum de TAUPIN.

 http://30daysout.files.wordpress.com/2008/07/tb1274hudsonspu.jpg
BILL HUDSON: “Saímos para beber algo e encontramos Bernie Taupin, mas
não sabíamos quem ele era. Conhecíamos Elton John somente pelas
músicas que tocavam nas rádios, não conhecíamos Taupin como um
letrista. Ele nos perguntou quem éramos e antes que percebêssemo-lo e
Elton estavam nos levando para a ROCKET”.

Eles estavam sem contrato e foram com Bernie para a França, onde
gravaram STRIGHT UP AND TAIL, que foi sucesso na Inglaterra, mas não
nos EUA. Os HUDSON deixaram a Rocket e conseguiram na CASABLANCA um
sucesso com SO YOU AREA STAR. Entretanto deixaram a CASABLANCA
alegando que fizeram um equivoco com a ROCKET e lançaram um segundo
álbum pela empresa, com o sucesso RENDEVOUS.

Neste ínterim a ROCKET se expandia cautelosamente. KIKI DEE
continuava a gravar, JOHNSTONE também. NIGEL OLSSON fez seu disco de
estréia “NIGEL” em 1975 com o sucesso ONLY THE WOMAN, com Cliff
Richads no álbum.

Em 1975 a ROCKET era distribuída pela EMI pelo mundo, excluindo EUA,
AUSTRALIA, CANADA, NOVA ZELÂNDIA E AFRICA DO SUL.

Ainda em 1975, quando terminou o contrato de Elton John com a DICK
JAME MUSIC, Elton foi, então, para a ROCKET RECORDS, SEU NOVO QUARTEL-
GENERAL. Seu primeiro lançamento pela ROCKET foi à canção DON´T GO
BREAKING Y HEART , que foi seu PRIMEIRO PRIMEIRO LUGAR NA
INGLATERRA !!! e BLUE MOVES, seu primeiro álbum.

Para Elton a ROCKET RECORDS seria um prolongamento de seu trabalho, o
que têm sido ATÉ HOJE!

AUTORIA:

GREG SHAW NO LIVRO “A BIOGRAPHY IN WORDS AND PICTURES”

DICK TATHAN & TONY JASPER NO LIVRO “ELTON JOHN”

https://i2.wp.com/www.vinylsearcher.com/largeImages/17057280.jpg